Kia trará SUV que faz 21,3 km/l para enfrentar o Compass
Depois de seduzir os consumidores, o Kia Niro híbrido está confirmado para o Brasil. Ele vai brigar com o Jeep Compass e o Volvo XC60
A Kia Motors não vai parar no Rio. A marca coreana fará uma investida com novos produtos este ano. Um deles será o Niro, já mostrado ao público brasileiro no Salão de São Paulo. O moderno SUV desenhado por Peter Schreyer chegará este ano em sua versão híbrida convencional e a missão é clara: roubar um naco do mercado amplamente dominado pelo Jeep Compass no segmento de SUVs médios. E, claro, briga com os SUVs híbridos já estabelecidos no mercado, como o Volvo XC60.
O Kia Niro é fabricado em Hwaseong, na Coreia do Sul, portanto não terá volume para ameaçar o líder, mas isso não impede que o carro faça sucesso perante um público que deseja um SUV diferenciado, ecológico e muito econômico. O maior trunfo do Kia Niro híbrido é o consumo, que pode chegar a 21,3 km/l de gasolina na cidade. Isso é resultado da eficiência do sistema que reúne um motor 1.6 aspirado e um motor elétrico. A potência combinada é de 141 cv a 5.400 rpm e o torque é de 264 Nm a 4.000 rpm.
Mas uma surpresa ainda está sendo guardada pela Kia Motors: o Niro híbrido plug-in. Diante da investida da Volkswagen e especialmente da Volvo nesse segmento ainda qualificado dos híbridos, a Kia tem o Niro PHEV como estratégia para se fortalecer nesse nicho. O Niro híbrido tem um motor elétrico de 44 cv, enquanto o híbrido plug-in conta com um de 61 cv. O SUV coreano mede 4,355 m de comprimento, 1,805 m de largura e 1,545 m de altura. Ele é menor do que o Compass, que tem 4,416 m de comprimento e 1,819 m de largura. Porém, o Niro é um pouquinho mais alto (5 mm) e tem a distância entre-eixos maior (6,4 cm). Além disso, para o futuro, o Niro também tem uma versão totalmente elétrica.
Além do Niro, a Kia pretende lançar um SUV compacto com motor a combustão. Segundo o presidente da Kia Motors, José Luiz Gandini, o carro terá um motor 1.4 turbo de três cilindros com injeção direta de 140 cv de potência. O torque (241 Nm) está disponível em baixos regimes o que deixa o carro com boa agilidade no trânsito urbano. Existem algumas apostas na mídia especializada de que esse carro será o Seltos (vendido na China como KX3), porém essa ainda é uma aposta arriscada. O problema é que o Seltos é produzido na Índia, na China e na Coreia do Sul, três países com os quais o Brasil não tem acordo de isenção de taxas de importação. Portanto, o carro depende exclusivamente do câmbio das moedas para ser precificado. É difícil que o Seltos seja uma boa opção comercial para a Kia Motors nesse momento.
Se é uma decisão tomada ou apenas um desejo da Kia, ainda não sabemos. De qualquer forma, o SUV é só um pouco menor do que o Niro. Suas medidas são: 4,315 m de comprimento, 1,800 m de largura, 1,620 m de altura e 2,610 m de entre-eixos. O câmbio esperado, caso o Seltos venha, é automático de dupla embreagem, embora o modelo fabricado na Índia — e que mais empolga Gandini — conte também com uma transmissão automática de seis velocidades.