Industriais de veículos alto motores apresentam às tendências e inovações.

A indústria automobilística brasileira começou no século 20, quando seus fabricantes como General Motors, Ford e Grassi mantinham suas linhas de montagens bem simples e de pequena escalas.

Daquele primeiro momento para hoje, muita coisa foi mudando no Brasil. Os modelos dos veículos se popularizaram, as indústrias cresceram se tornando um dos setores mais produtivos no chão de fábrica. Não é atoa que é justamente nesse seguimento que despontam as principais tecnologias no ramo industrial.

Agora, o momento é de grande desrupção, vivemos a quarta revolução industrial, onde todos os processos de uma fábrica são digitalizados e interligados, além disso, estamos lidando com um novo consumidor, são mais exigentes, mais imediatistas e bem conscientes em termos ambientais.

Somando-se a esse novo tempo o crescimento dos aplicativos de mobilidade, que ligam um alerta para o setor, já que são muito utilizados pelas gerações Y e Z , que acham dispensável a aquisição de um automóvel no futuro. Com essa nova era, o seguimento precisa se reinventar, é preciso que haja grandes transformações com diversas tendências e inovações que vem surgindo com o passar dos tempos.É justamente sobre essas novidades que falaremos a seguir:

CARROS ELÉTRICOS.

Veículos híbridos ou elétricos já existem no Brasil, porém, atualmente o governo brasileiro não está dando grandes incentivos para a comercialização dessas novas plataformas, ao contrário do que ocorre em outros países, lá fora, o exemplo mais conhecido e a Tesla, empresa que foi criada exclusivamente com o objetivo de oferecer um transporte mais sustentável. A Elon Musk não está poupando esforços e recursos financeiros para a companhia evoluir. Como já falamos anteriormente, o principal atrativo do mercado automobilístico é a sustentabilidade. E cada vez maior o número de pessoas que levam esse fator em consideração, ao consumidor qualquer produto e, mais do que isso, é uma preocupação que cresce á medida que os recursos não renováveis vão ficando mais escassos.

CARROS AUTÔNOMOS.

Ainda que muitas vezes as pessoas encarem os carros autônomos como uma realidade distante do nosso alcance, diversos projetos já estão sendo colocados em práticas e a expectativa é de que em poucos anos eles se tornem uma realidade de nosso cotidiano.

Existem pelo menos 7 empresas com projetos para lançamentos de carros autônomos até 2020. A certeza que temos é que, se eles se concretizarem, será uma grande revolução para o setor automobilístico, no entanto, os desafios serão grandes para inserirem os carros autônomos no mercado nacional. As cidades brasileiras precisam ter a infraestrutura necessária para receber essa tecnologia. Até nos Estados Unidos são poucas as cidades que tem ou planejam ter boa conectividade 3G ou 4G e excelentes condições de pistas e acessibilidade.

No Brasil, estamos ainda mais longe dessa realidade. Existem ainda preocupações com uma ausência de legislação e precisa ser muito bem regulamentada para responsabilizar possíveis acidentes, por exemplo. Além do próprio problema de segurança como o fator humano, já que os carros inteligentes seguem todas as regras de trânsito, como por exemplo, parar na faixa de pedestres, e nem sempre os “condutores humanos” estão acostumados a seguir essas regras, o que pode causar acidentes.

CONECTIVIDADE

A onda da internet das coisas não chegou apenas nas fábricas ou residências, a tendência é que os carros sejam cada vez mais conectados, não só com o smartphone dos condutores, mais com outros veículos e objetos.Dessa forma, o consumidor pode receber alertas tanto do que acontece do lado de fora do carro como clima, melhores rotas, localização de alguns contatos e etc. quanto dados sobre o próprio veículo, desgastes de pneus ou alguns problemas mecânicos por exemplo.Mais do que inovar em design ou potência do carro, os fabricantes precisam pensar em como melhorar a experiência do consumidor moderno que já está completamente dentro do mundo digital.

INOVAÇÃO DENTRO DAS FÁBRICAS

Para trazer todas essas novidades ao nosso cotidiano, as fábricas também precisam passar por uma revolução, com uma concorrência cada vez mais forte e um consumidor cada vez mais exigente, a indústria automobilística precisa buscar o melhor nível de eficiência. Conceitos como Lean Manufacturing estão cada vez mais presentes na cabeça dos gestores, ou seja, o foco é garantir o máximo de produtividade e evitar qualquer tipo de desperdício. No setor automobilístico, tudo isso tem um peso muito maior, estamos falando de um produto de alto valor agregado.

Se por ventura houver uma parada de 10 minutos na fábrica, provavelmente um carro inteiro deixou de ser montado e, consequentemente, muito dinheiro ira para o ralo. Para enfrentar problemas como esses, só a tecnologia é a grande aposta, juntamente com a inovação. Foi-se o tempo das porcas e chaves e parafusos, agora é a era dos eletrônicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *