Pior, ou melhor? Como está o mundo?

Você já pensou nisso? Constantemente eu me pegava pensando, será que o mundo era melhor antes ou está melhor agora? 

Se formos apenas pela opinião popular, não temos uma resposta certa, vai ter gente que vai falar que a vida antes era muito melhor, que o mundo e as pessoas eram melhores. Já outros vão nos garantir que hoje a vida é bem mais agradável do que antigamente. É bem verdade que cada indivíduo tem uma história, tem uma visão de mundo baseada nas suas experiências, tem princípios e valores diferentes, e isso faz com que cada um tenha uma opinião diferente. 

Em 2017 o Centro De Pesquisa Pew fez uma pesquisa em 38 países, falou com aproximadamente 43 mil pessoas para saber se a vida era melhor ou pior há 50 anos. A resposta variou em cada país, justamente pelo fato que comentamos anteriormente, cada um vai fazer essa avaliação de acordo com sua visão de mundo, mas a média global da pesquisa ficou assim: 38% acredita que o mundo está pior, contra 43% da turma que acha que está melhor, e 19% não souberam responder.

No entanto, mesmo cada um tendo sua história, sua visão, existe alguns fatos que comprovam sim que de fato o mundo de hoje está melhor do que o do passado. Aqui vamos relatar apenas 5, mas existem muitos índices que comprovam que estamos evoluindo.

A Fome diminuiu

Eu sei que pode até aparecer louco, sabemos que existem muitas pessoas que passam fome, cidades e nações sofrem com esse problema. No entanto pesquisas mostram que a fome no mundo vem diminuindo ao longo das últimas décadas. O Índice Global de Fome 2019 (GHI) mostra que em 2000 a pontuação global estava em 29,0 (categoria séria), agora em 2019 esse índice está em 20,0 (categoria moderada e grave). É importante compreender que estamos muito longe do ideal, e que a queda desse índice não acontece de forma igual por todo o mundo, ainda temos o antigo problema da distribuição alimentar. Mas já nos traz esperança saber que estamos caminhando, mesmo que ainda de forma lenta, na direção certa.

Menos pessoas vivem em pobreza extrema

O que é levado em consideração para dizer que uma pessoa vive em pobreza extrema? Bom, a renda definida para considerar uma pessoa vivendo nessa situação é de menos do que 1,90 dólares/dia. Um relatório emitido pelo Banco Mundial mostra que em 1990 35,85% da população mundial viviam em situação de pobreza extrema, já em 2015 essa taxa foi para 9,98%. 

Sim, ainda existem milhares de pessoas nessa situação, mas é importante afirmar que assim como a fome, esses índices vem caindo com o passar dos anos. O mundo está se desenvolvendo, novas tecnologias estão surgindo e o mundo está ficando mais produtivo, e assim mais renda é gerada e mais pessoas tem suas realidades transformadas. 

Vivemos por mais tempo

Essa é uma clara prova de que estamos progredindo, as pessoas estão vivendo mais. Vários fatores influenciam esse índice, mais saúde, menos fome, mais conhecimento, novas tecnologias capazes de auxiliar a vida humana. Segundo dados publicados pela Divisão de População das Nações Unidas, a expectativa de vida mundial em 1960 era de 50,1 anos, já em 2019 é de 72,6 anos.

O mundo está mais conectado

A cada dia que se passa estamos mais conectados, mais ligados. As informações circulam de forma rápida, temos o mundo na palma das mãos. A tecnologia vem ganhando espaço a cada dia mais e mais, e isso traz conforto, facilita a rotina das pessoas. Menos tempo em filas, pagamentos, reuniões, pesquisas, negócios, a internet é uma das maiores invenções tecnológicas que nos auxilia no nosso dia a dia. Segundo dados do Banco Mundial, em 1990 apenas 0,05%, já em 2016 essa taxa subiu para 45,79%. 

Não é apenas a internet, a tecnologia de uma forma geral evolui. Diariamente surgem aplicativos, programas, máquinas e equipamentos que facilitam a nossas vidas e melhor ainda que permitam mudar a vida de pessoas. A ideia antiga de que a máquina substituiria o Homem vai se afastando, e percebemos que a tecnologia é uma grande aliada do Homem.

Avanços na medicina

Sim, essa é uma das melhores provas que hoje estamos melhores do que no passado. O conhecimento milenar das plantas medicinais é algo muito importante até os dias de hoje, no entanto, as técnicas medicinais que foram desenvolvidas ao longo dos séculos foram imprescindíveis para salvar vidas. O desenvolvimento de vacinas que foram capazes de erradicar doenças, diagnósticos rápidos e tratamentos para uma infinidade de doenças, técnicas complexas como cirurgias de transplantes e neurocirurgias. Milhares de vidas são salvas diariamente graças a medicina atual.

Existem outros fatores que mostram que estamos a um passo a frente, mais acesso a educação, fazemos menos guerras, temos mais consciência da importância de cuidar do meio ambiente, existem mais leis que protegem pessoas. Há mais consciência sobre a importância do respeito pelo próximo, pelas diferenças. É óbvio que ainda há muito trabalho a ser feito, a vida é um constante processo de evolução. Não podemos parar, estagnar, nos conformar, a sede por mais, por melhorias, pela esperança de um mundo cada dia melhor, precisa ser maior do que as tragédias, do que as más notícias, do que o medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *