Como seria se os transportes públicos acabassem?

Diariamente milhões de usuários dos transportes públicos se locomovem nas diversas modais, sejam de ônibus, aerobarcos, feryboots ou sobre trilhos.

Todos os dias os empreendimentos imobiliários são lançados no mercado brasileiro de forma desordenada e sem prévisão da demanda que irão causar na mobilidade urbana e acessibilidade.

Os urbanistas não atentam para esse importante aspecto, e por sua vez os órgãos de planejamentos das prefeituras e regiões administrativas brasileiras aprovam e liberam as licenças e alvarás de construções.

Não e levado a sério a forma como os empreendimentos imobiliários desemborcam nas vias públicas brasileiras milhares de veículos e transeuntes causando impacto na Mobilidade Urbana e Acessibilidade.

Existem pessoas que nunca ultilizaram esses serviços, também tantas outras que não poderiam viver sem esses serviços em suas diversas modalidades.Mais esse colunista pode afirmar que nossos meios de transportes públicos urbanos,terrestres e aquaviários jamais poderão acabar, ao contrário, estamos evoluindo tecnicamente para as diversas soluções e modalidades.

“É um exercício para refletir sobre algo que é muito importante em nossas vidas e no direito de ir e vir como cidadãos,apesar de não nos darmos contas por estarmos acostumados aos transportes terrestres somente.”

O alto preço de não ultilizarmos os transportes públicos. Em ultimo levantamento feito por mim em um estudo técnico que venho concluindo,verifico que em cidades com a melhor qualidade de vida,a sobre carga das  infraestruturas relacionadas á elevada densidade demográfica e da população urbana, apresentará em até o ano de 2050 a nescesidade de criação de mega cidades de forma a serem planejadas com a infraestrutura e tecnologia avançada na área da Mobilidade Urbana, Acessibilidade e também logística, todas já no sistema de Intermodalidade dos transportes,ou sejam, com a integração das diversas modais no mesmo deslocamento, origem a destinos.

Um relatório da associação de empresas gestoras de transportes urbanos coletivos da Espanha-Madri (A.T.U.C) tomei como referência e o rumo os dados do observatório de mobilidade metropolitana,traz a luz que os habitantes da capital espanhola pelas diversas modais de transportes, sendo essas escolhas baseadas na distância a ser percorrida, quando o trajeto é interno, prevalece o uso dos transportes públicos e meios não motorizados, também os carros e motos que são utilizados quando o deslocamento é entre uma cidade e algun outro ponto da zona metropolitana.

Importante frizar que os veículos particulares tem um custo unitário por passageiro mais elevado, tanto social (Tempo de viagens e acidentes) quanto econômica (Infraestrutura e operações) e também ambientais em comparação com o ônibus, metrô, e trem.

O desafio da eficiência.

É necessário que os brasileiros tenham uma parte dos prestadores de serviços públicos de transportes, qualidade e eficiência, com a implantação da Intermodalidade,digo, integração das diversas Modais.

O Brasil não sairá da mesmice se o governo central continuar omisso na Mobilidade e Acessibilidade. A questão dos transportes no Brasil afeta diretamente a economia, não poderemos continuar sobre o domínio das empresas de transportes de cargas rodoviárias, e os empresários de transportes coletivos ônibus,a forma correta internacionalmente comprovada e a Intermodalidade, ou seja,a total integração das modais de transportes.São vários os projetos e as alternativas técnicas direcionadas a melhorias dos serviços de transportes de uma maneira geral, que vão desde infraestruturas, até a implantação de métodos de pagamentos mais rápidos e integrados a nível geográficos, e projetos menos específicos, como o de cidades inteligentes.

“Tudo vai estar conectado, sensores serão utilizados e a tecnologia permitirá que o transporte público também seja cada vez mais,sobre demanda é possível traçar uma rota de maneira quase que instantânea,insisto,esse é o futuro:Transformar a Mobilidade em algo muito mais fácil para as pessoas.”

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