Desejo de acertar.

O Brasil com mais de 210 milhões de habitantes e 70 milhões de veículos alto motores em circulação, enfrenta agora um dos maiores desafios globais do século XXl que é a Mobilidade Urbana.

“Os transportes, trânsito, e acessibilidade afetam diretamente a economia do Brasil através de um crescimento desordenado,sem planejamento em visão de futuro, sempre visto no presente e procurando corrigir o passado,o governo brasileiro precisa criar e efetivar um plano macro de logística através da utilização da técnica de Intermobilidade de Transportes.”

Como fazer que pedestres,ciclistas, motociclistas, e motoristas convivam em nossas vias públicas de forma respeitosa e em obediência a legislação?É complexo, mais com os novos métodos e modelos de tecnologias que dão para serem operacionalizadas em um trânsito com mais fluidez e uma Intermobilidade dos transportes com uma logística eficiente.

A verdade e que há sim, soluções urbanísticas até mesmo de estruturas das nossas cidades e tecnológicas para tirar o Brasil dos congestionamentos e reduzir o tempo perdido no nosso dia a dia e afazeres da vida.

Mais de que recursos financeiros, adoções de medidas e modelos inteligentes de tráfego, e modificação até de estrutura das nossas cidades.Hoje estima-se que os brasileiros ficam mais de 45 dias do ano nos congestionamentos das nossas vias públicas e rodovias através de suas marginais.Com esse senário existem propostas de Mobilidade Urbana sustentáveis que ganham muito peso em discussão de nossos técnicos especializados em mercado de trabalho brasileiro. Além dos transportes terrestres, temos às diversas formas de serem utilizadas aquaviarias e também porque não dizer às aéreas, através de aeronaves e Drones.Em zonas urbanas crescem também as bicicletas e os ciclomotores elétricos. Tudo isso demanda investimentos em equipamentos públicos e de infraestruturas.

Não há uma única solução para esse importante tema, mais a integração das diversas modais apontam a saída para esse problema universal.A ausência de políticas públicas eficientes para os transportes de massa, e Mobilidade Urbana, além de acessibilidade aliados ao alto custo das passagens provocam uma queda visível na ultilizaçao do transporte público no Brasil.

Estima-se uma queda de 50% de passageiros de ônibus nos últimos anos, em algumas cidades é mais barato os usuários dos transportes migrarem para os transportes clandestinos ou automóveis dependendo do trajeto,sem falar em casos de total ausência da rede pública de transportes.

Municípios que ainda não elaboraram o seu plano de mobilidade urbana terão agora o prazo de até dezembro do ano de 2022 para a elaboração.O desafio é desafogar e tirar o excesso de veículos das ruas e vias públicas, proporcionando deslocamentos mais eficientes para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *