Apple e Microsoft se unem por mais acessibilidade para deficientes visuais

As líderes Microsoft e Apple se uniram para ajudar a proporcionar mais acessibilidade a pessoas com comprometimento total ou parcial da visão. Trata-se do lançamento de um padrão de human interface device (HID) para dispositivos braile. O anúncio foi feito pela parceira USB Implementers Forum (USB-IF), no fim de maio.

O recurso pretende dar mais liberdade para o público que usa esses equipamentos. Ele facilita ao permitir o trabalho em diferentes hardwares, sem que sejam necessários software e drivers especialmente projetados para um tipo específico de sistema operacional, por exemplo.

A companhia fundada por Steve Jobs atualmente já trabalha com o suporte para terminais braile em seus aparelhos e comentou os benefícios da novidade. “Estamos orgulhosos de lançar esse novo padrão USB-IF porque acreditamos em melhorar a experiência de todos que dependem desses equipamentos ao usar seus produtos Apple, ou quaisquer outros”, disse Sarah Herrlinger, responsável pelas políticas de acessibilidade da empresa.

Jeff Petty, do programa de acessibilidade do Windows (Microsoft), explicou que o avanço tecnológico deve criar mais oportunidades para esse público. Segundo ele, a medida pode ter um grande impacto, especialmente ao combater a taxa de desemprego de pessoas cegas ou com visão limitada.

Fonte: Tecmundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *