Menopausa ou Climaterio?

Os sintomas confundem,o termo menopausa é usado indevidamente para designar o CLIMATERIO,este pode durar alguns anos, e ocorre entre 45 e 50 anos.

O climatério é a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, nesta fase ocorrem os sintomas e alterações pela diminuição dos hormônios femininos, a progesterona e o estrógeno, principalmente este último.

Ondas repentinas de calor, insônia, irritabilidade, choro repentino, queda de libido que inclusive afeta alguns relacionamentos uma vez que a mulher sente desconforto nas relações sexuais devido ao ressecamento vaginal, entre outros, e aumento de peso.

A menopausa é anunciada por irregularidades menstruais, pouco fluxo de sangue, hemorragias, menstruações inconstantes, mais a principal característica é a parada total da menstruação.

TRATAMENTO.

É uma fase muito sintomática e o seu tratamento vai depender dos sintomas apresentados pela paciente, sendo importante o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, principalmente de um ginecologista que após uma avaliação completa da paciente indicará o tratamento específico que poderá ser com reposição hormonal ( TRH ), já que a reposição hormonal é um tratamento controverso, porque aumenta o risco de várias doenças, inclusive o câncer.

Uma alimentação saudável pode amenizar os sintomas.

Segundo a Nutricionista Amanda Marques CRN- 16298-DF diz que nesta fase a diminuição na produção do hormônio estrogênio pode causar alterações no corpo da mulher. Dra Amanda indica inclusão de alimentos ricos em vitamina E na alimentação dessas pacientes, pois este complexo possui resultados importantes nesta fase da saúde da mulher. Também o consumo de alimentos frescos em nutrientes como verduras, legumes, frutas, e brotos. As oleoginosas, castanhas, amêndoas, sementes de gergelim, girassol, óleos vegetais são fontes de vitaminas, e que ajudam a diminuir as ondas de calor.

Incluir no cardápio alimentos como soja, fonte de isoflavonas, que imitam a ação do estrógeno também ajudam a aliviar os sintomas da menopausa.
Outra importante indicação é com a introdução de exercícios físicos para manter e regular o ganho de peso e massa muscular.

One thought on “Menopausa ou Climaterio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *