Pandemia do coronavírus demonstra alternativas para mobilidade urbana
Na ótica de quem pratica as técnicas da MOBILIDADE URBANA, está sendo notório que mudanças de hábitos atrelados aos deslocamentos terão que acontecer, nesse contexto, a adesão ao sistema de produtividade ao home office será uma das alternativas decisiva.
Devido as determinações governamentais sobre o DISTANCIAMENTO SOCIAL na pandemia do coronavírus, a peste CHINESA espalhada mundialmente, ficou bem claro a necessidade de deixarmos nossos veículos cada vez mais em nossas garagens, utilizando os meios de transportes públicos intermodais.
Já que o pico da pandemia, sequer chegou, é fato que mudanças terão que acontecer, na MOBILIDADE URBANA elas prometem surpresas técnicas variadas, e com certeza, mais positivas que negativas em algumas cidades BRASILEIRAS. Percebe-se que infelizmente através dessa pandemia temos vivido dias mais brandos, não somente pela redução as vitimas de transito nas emergências dos hospitais, como nos de prestação de serviços de atendimento móvel de urgência (SAMU) mais também pela ausência de veículos nas ruas e avenidas das cidades, consequentemente aconteceram menor índices de infrações de trânsito, baixou o preço da gasolina para menos de 4,00 reais aliviando um pouco a poluição nas cidades.Mais na visão de quem faz analise técnica e estudos de MOBILIDADE constantemente, as principais mudanças ainda estão por vir, 30% serão crescimento esperado do home office no pais depois da pandemia do coronavírus, 70% foi a redução de multas de transito nos primeiros 15 dias de isolamento social, 25% também de redução de gases poluentes ao meio ambiente.
O impacto nas formas de deslocamentos da população e certeiro, só nos resta analisar, a partir do momento em que nossas vidas voltarem a normalidade, se sera maior no transporte individual, ou no coletivo, essa e a duvida a ser tirada na pratica. Enquanto tudo acontece nos últimos dias vividos pelo mundo a fora em relação a pandemia do coronavírus, este colunista e técnico em Mobilidade e Acessibilidade fez algumas avaliações sobre possíveis mudanças também em horários de funcionamentos entre órgãos públicos estaduais, federais, como também em escolas e universidades publicas e particulares, sendo os horários de funcionamentos e atendimentos em períodos diferentes uns de outro, mais para que isso aconteça necessitamos de projetos de leis a traves de nossos deputados e senadores descompromissados com a industria do loby parlamentar, chamo atenção dos nossos governadores Brasileiros e também dos gestores de MOBILIDADE e ACESSIBILIDADE para também avaliarem esta possibilidade.
Como já dizia vovô, em tempo de CRISE,CRIE.