COMO EU GOSTARIA QUE FOSSE
Brasília DF,a capital do Brasil, poderia ser um modelo de MOBILIDADE a ser seguida.
Brasília tem o mais belo cenário arquitetônico, onde a ACESSIBILIDADE e a MOBILIDADE deixam muito a desejar, sempre faltando a criatividade na gestão dos transportes e trânsito.Talvez por falta de gestores que venham às ruas e avenidas da cidade com seus assessores e pranchetas e canetas nas mãos verificando os pontos críticos e gargalos, verificando onde executar os acertos geométricos, onde existem áreas disponíveis para serem implantadas mais faixas de rolamentos em vias sem a necessidade de desapropriações ou a derrubada de alguma edificação.
Em cada região administrativa se forem visitadas, encontraram um problema a ser corrigido, seja no trânsito, transporte, ou na ACESSIBILIDADE. Faltam as conversas com a comunidade, com às lideranças, com os comerciantes, com as associações de moradores, e com as lideranças religiosas.Brasília tem o lago do Paranoá e o lago do rio descoberto, todos dois com suas represas e uma extensão imensa para ser introduzido um sistema de Transportes aquaviário compatível com os habitantes de cada região, aerobarcos, com integração em suas margens com outras modais de transportes em uma única passagem ou bilhete eletrônico.A empresa de transportes coletivo de Brasília, do GDF, governo do distrito federal,TCB-Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda, deveria fazer a operacionalização das linhas alimentadoras e circular das diversas regionais administrativas com integração das outras modais de transportes de massa, metrô, e demais em trajetos de médias distâncias, inclusive com conexão em linhas de operações de city tur da cidade.Em cada regional administrativa, terminais de transportes urbanos e semi urbanos com edifícios garagem equipadas com serviços automotivos e postos de serviços públicos para uso da população.
As avenidas W3 sul e norte sendo utilizadas em um único sentido, de um lado para ônibus urbanos e o outro lado somente veículos leves, sendo os canteiros central para estacionamentos e ciclovias, com passarelas suspensas de travessias de pedestres e conectadas aos abrigos de passageiros equipadas com banheiros públicos, esse projeto poderia ser em parceria com a associação Comercial de Brasília DF, além disso teríamos a revitalização de toda essa região hoje totalmente abandonada.
No setor comercial, Sul e Norte a construção de edifícios garagem nas mesmas condições das regionais administrativas. O terminal rodoviário Urbano no plano piloto, localizado na Esplanada dos Ministérios, séria transformada em um terminal de integração multimodal de transportes.Acreditamos que a Mobilidade Urbana e Acessibilidade na zona central de Brasília DF melhoraria e muito, sendo retirado das ruas e avenidas milhares de veículos todos os dias,mais para que tudo isso aconteça é nescessário determinação.
Brasília irá completar 60 anos de fundação, já é tempo de ser modelo, já deixou de ser chamada de capital da esperança, agora está bem crescida e madura o suficiente.”Brasília, como eu gostaria de te ver sendo citada como modelo para o Brasil”