Marcopolo desenvolve novo sanitário de ônibus e diz que sistema elimina odores e economiza até 53% de água
A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo informou na tarde desta quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020, que desenvolveu um novo sanitário para os veículos.
Chamado de Eco Flush pela empresa, o equipamento passa a ter um novo sistema de vedação, de eliminação de odores e de descarga que, segundo a Marcopolo, pode economizar em até 53% de água.
“O seu sistema otimizado de descarga utiliza apenas 400 ml por acionamento, contra até 850 ml da vazão do sanitário tradicional. Com isso, o consumo mensal é reduzido de cerca de 660 litros para pouco mais de 300 litros, garantindo para o operador maior autonomia no abastecimento de água em seus veículos, menos paradas para limpeza e descarte de detritos, gerando economia de combustível e ganhos em tempo de viagem.” – explica a empresa.
Ainda segundo a Marcopolo, a válvula de traqueia do equipamento realiza a vedação do sistema para gerar o vácuo para a descarga.
“O reservatório gerador de vácuo funciona como barreira para os gases não retornarem para o interior do sanitário. E a válvula de guilhotina – acionada automaticamente após três descargas – destina os resíduos para o tanque de detritos com maior frequência, garantindo o confinamento dos gases e dos resíduos sólidos e líquidos. No sistema tradicional, o tanque de detritos não retém totalmente os gases, que retornam para o interior do sanitário. No Eco Flush, o reservatório gerador de vácuo impede este retorno.”
Na mesma nota, o coordenador de Engenharia do Produto da Marcopolo, Jean Carlo Giacomel Casado, disse que o desenvolvimento do novo sanitário demandou cinco anos de estudos e que foram usados conceitos da indústria de aviões.
“Foram mais de 1,75 milhão de ciclos de testes para chegarmos ao produto final”, disse
Fonte: Diário do Transporte