Park way de Vargem Bonita em Brasília DF, pede socorro para a Mobilidade Urbana.

Em visita a diversas regionais administrativas da Capital Federal Brasília para concluir um estudo técnico de Mobilidade e Acessibilidade, este Colunista observou a total ausência do transporte público naquela regional administrativa. A população clama por meios locomoção para exercer o seu direito de ir e vir como cidadãos.

Não tem ônibus,o que se pode observar são os Transportes clandestinos tomando conta do bairro de classe média alta,e o GDF fazendo de contas que não sabe de nada, compactuando com os descumprimento das leis e normas técnicas vigentes na Mobilidade Urbana e Acessibilidade.

Na entrada e saída única desse gigantesco bairro, encontramos no ponto de ônibus próximo ao terminal do BRT e a passarela dos pedestres, uma verdadeira rodoviária clandestina, onde os moradores e trabalhadores se sujeitando aos diversos valores de tarifas de seus percursos origem e destinos, também arriscando suas próprias vidas sem a menor segurança e garantias do poder público.

Verificamos também que existem aproximadamente 30km o que é chamado de ciclovias no DF, mais que na verdade são verdadeiras trilhas ou caminhos de ratos asfaltados e fora dos padrões técnicos onde pedestres e ciclistas disputam o mesmo espaço, ora ali, ora acula, subindo e descendo em meios fios e vias públicas confluindo com o tráfego de veículos alto motores.

O fato é que tudo se resulta no desperdício do dinheiro público e a omissão da fiscalização dos órgãos e secretárias responsáveis pela Mobilidade e Acessibilidade, DETRAN, DER, Polícia Militar batalhão de trânsito, infraestrutura, e Mobilidade Urbana.

Em conversas com a população através dos moradores Rodrigo e Gorethe, tudo que já havíamos constatado sobre a inoperância da mobilidade e acessibilidade foi dito e repetido. “Como técnico da área de mobilidade e acessibilidade, apresento algumas soluções práticas e com poucos recursos para sanar esses problemas para esse primeiro momento de sofrimento da população: Implantação de linhas de ônibus circulares com integração em diversas Modais no terminal do BRT da localidade, junto a passarela, também integrando as linhas de ônibus já existentes de acesso ao Aeroporto Internacional, juntando se as linhas de Lago sul, Paranoá, e São Sebastião.
Implantação imediata de aplicativos de bicicletas e patinetes elétricos sendo distribuídos nos diversos pontos em quadras e conjuntos daquela regional administrativa.

Proibir e fiscalizar dioturnamente os clandestinos, desta forma o Governo do distrito federal estará evitando o constrangimento e congestionamentos do trânsito naquela área Urbana, e praticando a técnica da INTERMODALIDADE dos transportes públicos na Capital Federal Brasília DF.

Sr Governador Ibanes Rocha e seus técnicos, a população do Park way e Vagem Bonita agradeceram muito por uma decisão sua em determinar essas providências técnicas apresentadas como soluções para esse primeiro momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *