Rede Urbanidade: webinar discute mobilidade urbana sustentável e transporte coletivo
Evento é gratuito e será transmitido em plataforma de educação a distância do MPDFT. Para os painéis, foram convidados promotores de Justiça, acadêmicos, jornalistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil
webinar gratuito com quatro encontros temáticos, realizados nas segundas e sextas-feiras entre 20 de julho e 7 de agosto. O evento virtual realizado pela Rede Urbanidade será um espaço de diálogo sobre as perspectivas da acessibilidade, qualidade, inclusão e participação social, ocupação dos espaços públicos e também com o olhar para os desafios da mobilidade em tempos de pandemia.
O webinar pretende explorar todo esse panorama, a partir das expertises e experiências de especialistas, integrantes do Ministério Público, acadêmicos, gestores públicos, jornalistas e representantes da sociedade civil organizada. Confira aqui a programação completa com a lista de temas e palestrantes convidados.
Os participantes poderão acompanhar o evento ao vivo no canal do MPDFT no Youtube e também por meio do site institucional. Com o cadastro na plataforma de ensino a distância, será possível receber certificado de participação. As inscrições estão abertas até o horário do evento. Os interessados devem criar um cadastro na plataforma Moodle do MPDFT. Dentro da plataforma, devem se inscrever no evento da Rede Urbanidade. É lá que estará o link para a transmissão ao vivo. Clique aqui para ver o tutorial.
Temas
O primeiro encontro será em 20 de julho, das 17h às 18h, e os convidados debaterão sobre “Acessibilidade e mobilidade urbana na perspectiva da cidadania”. No dia 24, das 19h às 20h, os especialistas irão falar sobre “A realidade do transporte público coletivo no DF: desafios e potencialidades”.
A live seguinte será em 27 de julho, das 19h às 20h, com convidados para discutir sobre a “Avenida W3 Sul do Plano Piloto de Brasília: passado, presente e futuro”. Para fechar a programação, em 7 de agosto, das 19h30 às 21h, os “Desafios da mobilidade ativa em tempos de pandemia”.
A moderação dos encontros virtuais será feita pelo promotor de Justiça Dênio Augusto de Moura, atual coordenador da Rede Urbanidade e também por Adriana Modesto, doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde (UnB) e integrante da Rede. “O objetivo principal da Rede Urbanidade é a criação de espaço democrático de discussão, articulação e busca de soluções compartilhadas para as questões relacionadas à mobilidade urbana, na perspectiva do desenvolvimento sustentável”, destaca o promotor de Justiça.
Com estudos nas áreas de saúde e transporte público, Adriana Modesto convida toda a sociedade a discutir os cenários e as soluções para a mobilidade urbana. “No primeiro dia, vamos falar da cidadania e da importância de pensar o transporte para todos os tipos de usuários. No segundo dia, os convidados irão apresentar pesquisas com avaliações de passageiros sobre os ônibus no DF. O próximo encontro é para falar da avenida W3, novas formas de pensar a sua ocupação e o projeto do VLT. Para finalizar, o debate será sobre o uso da bicicleta, caminhada, acessibilidade, segurança, qualidade das calçadas e tudo o que envolve o transporte ativo”, convida Adriana, que é a coordenadora da Subcomissão de Educação e Comunicação Social da Rede Urbanidade.
Programação
20 de julho (segunda-feira) – Acessibilidade e mobilidade urbana na perspectiva da cidadania
Horário: das 17h às 18h
Organização e moderação: Adriana Modesto, doutora em Transportes pela UnB e coordenadora da Subcomissão de Educação e Comunicação Social da Rede Urbanidade
Convidados:
– Acessibilidade: compromisso de cada um – Jary Castro, engenheiro Civil e autor do livro “Ir e vir – Acessibilidade: compromisso de cada um”
– A mobilidade de idosos e deficientes em grandes cidades – Aldo Paviani, geógrafo e prof. Emérito da Universidade de Brasília – UnB
– Realidades e perspectivas da pessoa idosa no espaço público em tempos de pandemia – A invisibilidade de pessoas idosas na mobilidade: descaso ou ausência de empatia – César Veiga, professor e ativista da área de Mobilidade Urbana;
24 de julho (sexta-feira) – A realidade do transporte público coletivo no DF: desafios e potencialidades
Horário: das 19h às 20h
Organização e moderação: Adriana Modesto, doutora em Transportes pela UnB e coordenadora da Subcomissão de Educação e Comunicação Social da Rede Urbanidade
Convidados:
– Pensar o transporte público na cidade planejada para o carro – Wesley Ferro Nogueira, economista e secretário-executivo do Instituto MDT.
– Avaliação do transporte público coletivo por ônibus na percepção dos usuários – Jullianny Pereira, mestranda em Geotecnia (UnB) e pesquisadora e ativista do transporte público.
– Controle social e transporte coletivo – Lenna Daher, promotora de Justiça e coordenadora da Subcomissão de Transporte Público Coletivo da Rede Urbanidade.
27 de julho (segunda-feira) – Avenida W3 Sul do Plano Piloto de Brasília: passado, presente e futuro
Horário: das 19h às 20h
Moderador: Dênio Augusto de Oliveira Moura, promotor de Justiça da Ordem Urbanística do DF e Coordenador da Rede Urbanidade
Organização: Adriana Modesto, doutora em Transportes pela UnB e coordenadora da Subcomissão de Educação e Comunicação Social da Rede Urbanidade
Convidados:
– A implantação do sistema de veículo leve sobre trilhos no DF – Antônio Espósito.
mestre em Regulação Econômica e Gestão de Negócios (UnB) e assessor especial de Parcerias – SEMOB/DF.
– VLT: por um modal eficiente e transparente – Chico Sant’Anna, jornalista especializado na cobertura de transporte e mobilidade urbana.
– Revitalização da W3 Sul é possível, mas com cultura e comunidade – Frederico Flósculo, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB).
7 de agosto (sexta-feira) – Desafios da mobilidade ativa em tempos de pandemia
Horário: das 19h30 às 21h
Moderador: Dênio Augusto de Oliveira Moura, promotor de Justiça da Ordem Urbanística do DF e Coordenador da Rede Urbanidade
Organização: Uirá Lourenço, ativista da mobilidade, criador do blog Brasília para Pessoas e colaborador do portal Mobilize.
Convidados:
– Mobilidade de exceção em tempos de isolamento social – Ana Paula Borba, doutora em Transportes (Um) e pelo IST/UL (Lisboa) e líder do grupo de pesquisa PES Urbanos (CNPq).
– A percepção do ciclista em Brasília. Há guerra com os carros ou apenas falta de educação? – Afonso Morais, jornalista e criador do projeto Bike Repórter cobre o trânsito em Brasília de bicicleta.
– Territórios educativos e mobilidade a pé: caminhos para a cidadania ativa – Silvia Stuchi, pós-doutoranda em Sustentabilidade (USP), uma das fundadoras do Instituto Corrida Amiga – SP.
– Vantagens e desafios da mobilidade ativa em Brasília – Uirá Lourenço, ativista da mobilidade, criador do blog Brasília para Pessoas e colaborador do portal Mobilize.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9604 / 3343-9601 / 3343-6413 / 99303-6173
jornalismo@mpdft.mp.br
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
Fonte: MPDFT