Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos-NTU prevê falências no setor de metade das empresas operadoras do sistema.
O presidente da NTU Sr Otávio Vieira Da Cunha Filho, estima que 50% das empresas em operações urbanas no brasil vão à falência por não terem condições de continuarem operando durante o período de pandemia.
O cenário ja vinha crítico há algum tempo, mesmo antes da pandemia acontecer, agora piorou bastante, empresas de ônibus urbanos vem acumulando dívidas já quase uma década, contudo, o presidente Otávio não estima um prazo para que isso ocorra.
Em alguns casos empresas são mal administradas, mais em outros, as redes de transportes são desequilibradas operacionalmente, sem muito planejamento por parte dos contratos e ordens de serviços públicos, ainda na visão do presidente da associação, o sistema de transportes públicos tem uma política tarifária ineficiente ao serviço de boa qualidade.
Os modelos de contratos públicos são muito mal formatados, as empresas de ônibus urbanos perderam 12,5 milhões de passageiros em 1 ano no Brasil, segundo anuário da NTU , algumas ja encerraram as atividades, outras tem perspectivas de fecharem as portas de suas garagens em breve espaço de tempo, em Maceió tem 5 empresas que ja suspenderam os serviços, não se sabe se irão continuar.
Nos últimos levantamentos feito pelo setor empresarial ja quase 11 empresas fecharam no Brasil, muitos empresários ja gostariam de ter saído do ramo de atividades, mais por seus endividamento não encontram uma forma de superação em suas planilhas de composição tarifária.Certamente essa pandemia irá fazer uma depuração grande no setor diz também Otávio Cunha presidente da NTU.
A retomada será de no mínimo 2 anos para o setor de transporte urbano no Brasil, será demorada e sofrida, a menos que haja mudanças muito grande em sua formatação dos contratos e operacionalização com os órgãos públicos, essa é uma discussão que ja deve ser feita agora no período da pandemia para não haver um colapso financeiro nas empresas brasileiras.
“Já é tempo de ser revisto esse sistema operacional atual, esse colunista observa que esse atual sistema adotado nos contratos e concessões de linhas urbanas públicas veio trazer um mal serviço aos usuários de transportes públicos em todo o país, na composição das planilhas tarifárias de hoje se paga por km rodados, teria que ser por passageiros transportados, porque atualmente o sistema de integração da bilhetagem eletrônica seria melhor atendida se planejada por passageiros transportados, acredito que as empresas não iriam ter tanto desequilíbrio financeiros nos horários de entre pico da demanda dos usuários, ja que nesses horários fazem a redução da frota automaticamente e diminuindo o número de viagens diárias.
Vejo que o atual sistema traz desconforto e imprecisão aos usuários que nos horários de pico andam como sardinhas enlatadas e no entre pico ficam esperando o ônibus nos abrigos e paradas, bem como nos terminais de integração horas a fio, com o sistema de passageiros transportados as longas linhas operacionais acabam sendo identificadas como inviáveis de acordo com a demanda.
Hoje também se verificam as atuações dos clandestinos por todo o brasil a fora, os órgãos públicos contratantes não cumprem o seu papel de fiscalizar e coibir esse tipo de fraude nos sistemas públicos de transportes, trazendo com essa terrível fraude um desfalque no sistema diariamente, consequentemente um desequilíbrio financeiro grande, não tem sistema de transportes que se aguenta em pé desse jeito no Brasil, sem contar a fraude das janelinhas que são praticadas nos terminais e paradas durante todo o dia e nada fazem os gestores públicos para suprir esses desfalques diariamente no sistema de transportes públicos Brasileiro.
Se não sentarem os empresários, gestores públicos no combate às fraudes e reformulações de contratos e concessões agora em tempo de pandemia para tomarem medidas necessárias, não vai adiantar subir a tarifa dos transportes públicos, continuaremos com o pandemônio dos transportes públicos ineficiente em todo o território nacional.”
Desse jeito, não adianta DEUS estar acima de todos e nem o BRASIL acima de tudo, a vaca vai acabar indo para o brejo e morrendo atolada!!!
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