A Energia fotovoltaica para os Transportes públicos urbanos
Como facilitar a inserção de veículos elétricos em sua cidade?
Você poderá compensar a emissão de gás carbônico dos ônibus e facilitar a inserção dos veículos elétricos em sua cidade, um estudo está sendo concluído em Florianópolis SC.
O esboço do projeto foi apresentado em 21/01/2029 por Fabiano Gasparin, representante do programa Mundial Felicity. O programa está sendo desenvolvido pela agência Alemã GIZ e o banco Europeu de desenvolvimento e visa a viabilizar o acesso de projetos de infraestrutura Urbana de baixo carbono a financiamentos climáticos por assistência técnicas.
Entre as conclusões prévias do estudo de Gasparin, estão as instalações de placas fotovoltaicas nas garagens atuais, o que geraria energia suficiente para um projeto piloto com veículos elétricos em um a três ramais de ônibus em sua cidade ligando a região Metropolitana.
Segundo o o pesquisador Gasparin, considerando que o consumo de energia de um ônibus de 13 metros de comprimento é de 1,7 KWh por km, o retorno do investimento no sistema solar com capacidade de 5KW ocorreria em até dez anos, isso porque avalia o estudo, além de utilizar a energia gerada, o excedente retornaria á rede de distribuição de energia elétrica de sua cidade, resultando em créditos abatidos na conta de luz.
Segundo dados, a (ANEEL) Santa Catarina é o quinto estado Brasileiro que mais utiliza a energia fotovoltaica no Brasil e o sexto maior gerador.Um exemplo na área de transportes públicos é o ônibus do laboratório fotovoltaico da Universidade Federal De Santa Catarina, cuja energia consumida vem das placas instaladas no Sapiens Parque.
Desde 2917 o eBus como é chamado essa unidade operacional de transporte coletivo, realiza o serviço regular de transportes entre o Campus Trindade e o Sapiens Parque, no norte da ilha de Florianópolis SC O eBus da UFSC foi o primeiro do país 100% elétrico movido a energia solar. O veículo, que utiliza baterias de íons de lítio, faz cinco viagens por dia, totalizando cerca de 52Km por itinerário, cerca de 5.000km por mês.
A energia solar que alimenta o veículo é gerada nas coberturas do Centro de Pesquisas e Capacitação em energia solar da UFSC.Nos 30 minutos de deslocamento entre o Campus da UFSC e o Sapiens Parque, os usuários têm um ambiente de trabalho como se estivessem em uma sala de aula, com duas mesas de reuniões, tomadas de 220V, USB, ar condicionado e Wi-fi.
Nos dois primeiros anos de funcionamento, o eBus já rodou mais de 100.000Kms o equivalente a duas voltas e meia no planeta, transportando mais de 30.000 passageiros “o eBus tem um forte apelo para a sustentabilidade, preservação ambiental e Mobilidade que precisa ser preservado e levado adiante.”
VIABILIDADE
O principal propósito do eBus é o levantamento de dados e a análise de viabilidade da tecnologia para que, um futuro próximo, esses veículos possam ser empregados no transporte público de todo o Brasil.
“Atingindo esse formato técnico, conseguiremos atingir os objetivos de sustentar os salários dos motoristas e manter as manutenções dos veículos, além de não trazermos nenhuma poluição ao Meio Ambiente.Esse é um bom exemplo a ser seguido pelos gestores da Mobilidade do Brasil.”