Enquanto uns aumentam, outros partem para a tarifa Zero nos Transportes coletivos públicos
O estado de São Paulo vêm ficando no desenvolvimento econômico e social através de medidas a partir da mobilidade e acessibilidade. Prefeituras de diversas cidades da região Metropolitana estão implantando o sistema de catraca livre, o que podemos constatar é que estão sendo aplicados recursos do próprio erário municipal sendo autorizados por lei de diretrizes e base.
Recentemente a cidade Pirapora Do Bom Jesus, a segunda maior da região Metropolitana da capital. Pirapora Do Bom Jesus começou a funcionar a catraca Zero em 02 de janeiro último, o projeto tem o nome de expresso social, e tem por objetivo diminuir o custo de vida de seus municipis. A lei municipal 1179/2019 criou a gratuidade dos transportes e determinam a circulação dos transportes coletivos urbanos e semi urbanos que contemplam o distrito industrial. A medida vem influenciar diretamente na área econômica e social trazendo a ocupação das vagas ofertadas naquela região. Os ônibus que serão utilizados neste projeto foram cedidos pelas empresas privadas e terão todos os equipamentos de segurança e acessibilidade ficando também nos portadores de necessidades especiais e deficiência física.
A prefeitura também lançou o aplicativo que possibilita monitorar os horários e localização dos ônibus ao aproximarem-se das plataformas de embarque e desembarque das diversas vias públicas que cruzam a cidade até o perímetro industrial.
Outra cidade que iniciou no fim de 2019 a isenção da tarifa foi Vagem Grande Paulista, aumentando de 07 para 13 ônibus com a implantação da tarifa Zero em parcerias público e privadas, que contribuirá com recursos que estavam sendo gastos em vales- Transportes com 24 mil usuários dia pagantes ao custo de 4,50 cada deslocamento gerado no sistema.A cidade de Holambra acaba de incluir 2 ônibus novos no projeto catraca livre, também em dezembro último, Volta Redonda, munícipio do Rio de janeiro aumentou sua frota com a catraca Zero através de ônibus elétricos luxuosos e confortáveis.
Esse projeto se iniciou-se em 2017 e funciona em horários comerciais, das 8as18 horas de segunda a sexta feira, e aos sábados até as 14:00hs. Em recente pesquisa, este Colunista concluiu que já existem diversas cidades Brasileiras utilizando em suas gestões a catraca Zero, o que devemos observar que é viável, conforme revela um estudo do INESC, estudo socioeconômico sustentável.
O estudo demostra que hoje são os usuários de Transportes públicos que arcam com quase 90% da receita do sistema de Transportes públicos urbanos no Brasil. Mais e comprovadamente viável criar fontes de recursos diferenciados para subsidiarem os Transportes nos diversos estados Brasileiros, ônibus, trens, metrôs de superfícies e VLTS.
“O transporte é um direito assim como a saúde e a educação, ele também tem que ser buscado por impostos, além disso, os Transportes públicos são introdutores ao direito de cidadãos a acessarem outras áreas que contribuem para o desenvolvimento da nação Brasileira.”
Você não acha que isso tudo deveria ter começado por Brasília DF,a capital do Brasil, onde todas as autoridades, civis, militares e eclesiastes estão em suas sedes e órgão responsáveis pelos direitos de ir e vir de todos os Brasileiros??