Luz UV-C pode eliminar Covid-19

A nova aposta da indústria para combater a Covid-19 é uma luz UV-C. Especialistas indicam que a luz pode ajudar no combate a doença, descontaminando superfícies, ambiente, produtos e embalagens por exemplo. Mas existe um risco para a saúde se a luz for jogada diretamente ao corpo humano, pois podem causar queimaduras e ate câncer.

A pandemia aumentou a corrida por equipamentos que possam nos dar segurança contra doenças como a Covid-19, muitas empresas estão buscando formas mais praticas e seguras para descontaminar locais como hospitais, restaurantes, aviões entre outros.

Como funciona a luz UV-C

A radiação ultravioleta é uma forma de radiação eletromagnética como uma luz ou os raios-X. Essa luz é divida em raios UV-A, UV-B  e UV-C, essa ultima é a mais agressiva para vida. Essa luz tem mais energia sendo assim mais para microrganismos como bactérias e vírus. Na Covid-19 essa luz age dissociando moléculas e as informações genéticas do vírus, que impede a capacidade do vírus infectar seres humanos.

Alerta: OMS diz que não pode ser usado em pessoas

Como a luz ultravioleta é agressiva a qualquer célula viva, ela também é agressiva para os seres humanos. Empresas que oferecem esse tipo de lâmpadas recomendam o uso do produto em cômodos vazios. Sendo assim essa luz deve ser usada em horários com pouca circulação, para eliminar o vírus de superfícies e ambientes.

Temos que ressaltar que essa luz não atinge o vírus em tecidos, pois o vírus se esconde nas fibras dos tecidos, onde a luz pode não alcançar.

A sociedade de Engenharia de Iluminação dos EUA recomenda calma, por que a luz trás riscos a pele. A OMS emitiu uma diretriz onde proíbe as pessoas de usarem produtos com a luz UV-C para esterilizar as mãos.

A luz UV-C também poderá ser usada por empresas de alimentos, para garantir a seguranças dos colaboradores e dos clientes, podendo ser usada uma pistola como um leitor de código de barras. A empresa  Bizsys promete uma pistola que lê códigos de barras ao mesmo tempo esteriliza as embalagens.

Uma coisa é certa, essa pandemia inspirou e alertou muitas empresas para ir em buscas de novas tecnologias para melhorar nossa qualidade de vida e segurança. Alertou-nos sobre a importância dos cuidados básicos com a higiene pessoal em qualquer ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *